A nossa história

2013 foi um ano especial para nós. Comemorávamos o centenário do nascimento do meu pai, Salomão Lemos Figueiredo, e o nascimento da minha primeira neta, enquanto a Mariana, a mais nova dos meus três filhos, preparava-se para sair de casa para a faculdade.

O meu filho mais velho, Salomão, reuniu toda a família para o primeiro Natal da sua filha Ester. Sentados à mesa, bebericávamos a minha ginja caseira. O Micael, o do meio, disse baixinho: “Está aqui negócio…”. E assim começou a nossa história.
Não era o negócio que me interessava, mas sim a curiosidade deles. Num momento em que cada um tinha a sua vida encaminhada e a sua independência, encontrei nas minhas brincadeiras a forma de os manter perto de casa. Aos poucos, e sem os afugentar, fui seduzindo-os para as minhas experiências. Depois da ginja, demonstraram interesse no vermouth e nos destilados, até que, um dia, surgiu a ideia de destilar o sumo rico das maçãs de Alcobaça que tantas vezes acompanham as nossas refeições.

Em 2015, comprámos o nosso primeiro equipamento - uma prensa manual de 25 litros - e daí nasceu o primeiro lote. Aos poucos, fomos comprando pipas, mais prensas, alambiques e aumentando os litros de produção. Além dos filhos, começaram a aparecer os namorados, as namoradas, as mulheres, os amigos e a vasta família Lemos Figueiredo para ajudar. Fomos aperfeiçoando o método, o know how e fomos aprendendo e melhorando à medida que fomos fazendo pelas nossas próprias mãos.

A nossa pequena adega deixou de ser uma garagem e uma pequena horta para se transformar, aos poucos, na Lemos Figueiredo - Adega das Frutas de Alcobaça. Tornou-se num santuário de convívio e de séria dedicação. Das suas viagens traziam bebidas e produtos que os encantavam e que me desafiavam a melhorar e inovar. Todos contribuíram com um pouco de si, do seu gosto e das suas ambições. Desde então, partilhamos satisfatoriamente tudo o que produzimos com quem nos é próximo.

As bebidas deixaram de estar só à nossa mesa e passaram a estar nos estúdios dos meus filhos, na casa das colegas da Mariana, nos restaurantes que os meus filhos frequentam habitualmente, na casa dos amigos e dos meus irmãos e sobrinhos. Todos se tornaram um pouco embaixadores desta aventura.

Hoje, e desde 2016, ano da nossa fundação, trabalhamos de forma séria para consolidar as nossas ideias e receitas. Fazemo-lo com humildade e seriedade, procurando uma identidade própria para cada produto, que nos orgulha em partilhar com todos. Dar um gole de qualquer produto da Lemos Figueiredo é saborear a tradição, o amor, a união, a herança e a cumplicidade que nos rege há um século. Para nós, é tudo isso e um pouco mais. É especial porque é feito por nós.
Salomão Hernandez Lemos Figueiredo
